Caminhada Quaresmal 2020

Compartilhamento

CAMINHADA QUARESMAL 2020
PRIMEIRA SEMANA: CUIDAR DE MIM

Vamos olhar um pouco mais para nós mesmos, cuidar de nós, de nossa saúde, de nossa alimentação, em busca do equilíbrio.

ESQUEMA DE ORAÇÃO PARA A PRIMEIRA SEMANA

1. Acolhida: boas vindas, saudação aos/dos donos da casa. Dar o sentido: Queremos fazer da Quaresma uma caminhada onde possamos encontrar-nos conosco próprios, encontrar-nos com os outros e com eles caminhar; encontrar-nos com Deus que é ao mesmo tempo caminho e ponto de chegada. Deus faz caminho conosco!
2. Cântico (à escolha)    
3. Introdução: Esta semana vamos olhar para nós mesmos: a Quaresma é um tempo de conversão pessoal. Por vezes, olhamos a Quaresma como um tempo estritamente espiritual. Mas como poderemos cuidar do espírito, se não cuidarmos do corpo? A pessoa é um todo e a conversão, para ser autêntica, precisa ser holística, quer dizer, precisa abranger a pessoa toda. Ela é fruto da fé, mas precisa manifestar-se no todo da vida, nas atitudes concretas da pessoa; nas suas relações… Se não for assim, será incoerente e no dizer de S. Tiago, “a fé sem obras é morta”. Escutemos a Palavra de Deus:
4. Leitura Bíblica:  Mt 7, 24-27
“Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática pode comparar-se ao homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu muita chuva, vieram as cheias e os ventos sopraram com força contra aquela casa. Mas ela não caiu, porque os seus alicerces estavam assentes na rocha. Porém, aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática pode comparar-se ao homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu muita chuva, vieram as cheias e os ventos sopraram com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou arruinada.”
5. Comentário: Podemos tomar este texto como uma parábola da pessoa para o tempo de hoje. Quantas informações nós recebemos diariamente e nos enchem de confusão: são as redes sociais que nos bombardeiam com notícias e ‘memes’ cuja proveniência tantas vezes desconhecemos… As falsas notícias virtuais deixam-nos desnorteados e nos criam instabilidade emocional e psicológica. Talvez valha a pena darmos uma olhada nos alicerces da casa que nós somos: como são feitos? A estrutura é boa? Sentimos segurança, estabilidade? Teremos condição de identificar os materiais (valores, anseios, ideais…) usados nesses alicerces? Poderíamos identificar a proveniência desses materiais e como os conseguimos? O que queremos fazer com esta ‘casa’ que cada um de nós é? Essa construção é sólida, tem futuro? O que falta para que isso aconteça? No que se refere à minha saúde (repouso, lazer…), o que eu preciso cuidar? E no campo da espiritualidade?
6. Silêncio/meditação
7. Partilha – o que a Palavra me diz?
8. Compromisso – a quê a Palavra me convida (ação concreta)? – escrever na fita
9. Pai nosso
10. Cântico (à escolha)
 
Invocação do Espírito Santo
Vem, Espírito de luz,
ilumina, esclarece,
faz-nos penetrar no interior das coisas,
por trás das aparências.
Sem a Tua presença tudo é sem sentido,
e a História sem rumo.
Que na Tua Luz, vejamos a luz.
Vem, Espírito transformador,
desperta,
dinamiza as energias escondidas do Teu povo.
Sem a tua força,
tudo está parado, estagnado, desintegrado.
Vem, transforma a face da terra.
Vem, Espírito Criador,
renova, constrói,
reinventa o futuro do qual nós somos responsáveis.
Sem a Tua coragem,
somos incapazes de atos novos,
de ação libertadora.
Vem, cria em nós a pessoa nova, aberta à mudança.
Amém!

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube