Ecos dos 50 anos IV

Compartilhamento

MEJ Shalom Braga e Viana do Castelo

"A Igreja olha para vós com confiança e amor. Ela é a verdadeira juventude do mundo. Olhai para ela e nela encontrareis o rosto de Cristo" (in Concílio Vaticano II)


Com o Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja entrega aos jovens a responsabilidade do rejuvenescimento do seu rosto. Os jovens que procuravam respostas para as suas inquietações fora da Igreja, começam a assumir lugar dentro desta.


Foi em resposta a esta apelo que, a 12 de Fevereiro de 1967, se realizou em Nova Lisboa (hoje Huambo), Angola, o primeiro encontro que contou com a participação de 250 jovens, que num contexto de guerra, sonhavam tempos novos de paz, assumindo o seu lugar na igreja. 

O sonho cresceu, chegou a Portugal e ao Brasil, inundou o coração de tantos jovens que assumiram o compromisso de tornar a igreja jovem e o mundo mais irmão e, desde 1967, no rosto alegre de cada jovem pudemos ver o rosto do Cristo, nosso irmão.


É tempo de fazermos festa, darmos graças por estes 50 anos, por todo o caminho que o Movimento fez, pelos jovens que evangelizou, pelas realidades por onde passou e que transformou. Louvarmos estes 50 anos e todos os que ainda virão.


Forte Abraço em Cristo

ECD Braga & Viana

 

Shalom Vila Verde

50 anos…

50 anos de vida, 50 anos de caminho, 50 anos de missão, 50 anos de crescimento, 50 anos de história, 50 anos de Movimento de Encontros de Jovens Shalom.

 

MejShalom PT"Esta imagem simboliza o caminho ao longo destes anos que se torna farol para o futuro em que a missão é, através da nossa ação, iluminar o mundo com a mensagem de Cristo.
É o momento de fazermos a festa, de darmos graças por todo o caminho que o Movimento fez, pelos jovens que evangelizou e pelas realidades onde passou e que transformou."


Assim, o SP de Vila Verde pôs-se a caminho em busca de testemunhos de jovens que fazem parte do Movimento, a quem agradecemos as suas partilhas e, aqui estão eles:

“Neste momento, o Shalom ocupa uma grande parte da minha vida e estou completamente grato e feliz por tudo o que ele me deu! Não me importo de perder um fim de semana por causa dele, pois sei que no final vai valer a pena! Estou no Movimento há um ano, e é claro que ainda não sei tudo acerca do Shalom, mas com o tempo irei lá chegar. Deu-me fantásticas amizades, pelas quais tenho muito carinho e afeto. Ofereceu-me uma relação com Deus pela qual eu agradeço muito ao Movimento. Uma relação baseada na confiança, respeito e amor!
Quando o Shalom era uma incógnita para mim, a minha vida era um pouco monótona. Não tinha aquela relação com as pessoas, aquele valor pela vida! Agora? Agora não! Tenho uma relação com as pessoas que sempre quis! Posso afirmar que sou um jovem feliz, contente. Graças ao Movimento, graças ao Shalom!”

Ivo Costa - SP Codeceda e Penascais

 ***

“Para mim o Movimento representa sobretudo uma família. Uma família da qual já não sei viver. Algo que em pouco tempo se tornou tudo. Para além de me ter oferecido formação, de me ter ensinado a dar sem estar à espera de receber algo do outro, deu-me sobretudo a confiança a ter nas decisões do dia a dia, a não ter medo de arriscar, pois está sempre alguém a olhar por nós. Por isso acho que o Movimento me pode continuar a oferecer essa confiança de viver o hoje sem pensar no amanhã. O Movimento mudou-me em tudo, na forma de ser, de estar com os outros, ensinou-me a conviver, a ter sempre presente na minha vida Cristo, mas acima de tudo ensinou-me a partilhar.” 

Ester Costa - SP Delães

 ***

“O Movimento de Encontros de Jovens Shalom representa para mim o que pretende representar para os jovens das nossas Igrejas. O Movimento representa o Cristo Jovem que cresce em cada um de nós, representa partilha, união, amizade, fé, evangelização e como o nosso próprio nome indica, representa paz!

Este Movimento tornou-me uma pessoa mais amiga do próximo, uma pessoa que aprendeu a partilhar, a dar sem receber. Ajudou-me a perceber que por mais que me sinta sozinha, eu nunca, mas nunca estou sozinha. Para além de Deus, tenho amigos, e posso dizê-lo com toda a confiança! Amizades que se fazem num fim-de-semana de convívio e oração que ficam para sempre. Olho para tantas e tantas pessoas, tantos Encontristas que encontram o seu caminho no Movimento, que se mantêm na evangelização do jovem pelo jovem há tantos anos e penso: “Eu quero ser assim”, quero poder um dia ter histórias para contar de Convívios Nacionais, Mini-Ge’s, GE’s, e claro o Encontro Inicial que tanto anseio realizar.

O Shalom precisa de voz, o Jovem é essa voz. O Movimento tem diversas atividades e convívios que proporcionam o chamamento desses jovens, e o que oferece são experiências únicas não só de convívio, mas de oração e reflexão.

Aprendi que a nossa caminhada cristã não acaba no Crisma, não acaba com o final da catequese, acaba quando nós mesmos o quisermos. Se não formos nós a mudar, quem mudará? “A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja!”.

Rafaela Gonçalves - Pré-Encontro S. Miguel da Sé (Castelo Branco)

 ***

Para mim, o Movimento representa o Jovem em Caminho, porque caminhamos ao lado de diversos jovens e de alguém que temos a necessidade de ter sempre presente nas nossas vidas, Cristo. O Movimento tem a capacidade de oferecer a cada jovem inúmeros momentos de crescimento, mas a relação com Deus e com o próximo é o mais importante nesta viagem. O Movimento ensinou-me que não podemos fechar os olhos ao caminho.
“E vocês jovens, sejam os primeiros: caminhem contracorrente e tenham este orgulho de caminhar juntamente contracorrente.” Papa Francisco

Joana Amorim - SP Vila Verde

 

50 anos

 

Encontristas São Domingos de Rana

"Agora sois luz" (Ef 5, 8)
O Movimento Encontros de Jovens Shalom faz 50 anos de existência. São 50 anos a evangelizar jovens, à maneira do Cristo Jovem. É meio século de uma caminhada comprometida e transformadora da realidade à luz da Palavra de Deus.

"Cristo, meu Senhor,
Quero jogar a minha vida na Tua Palavra.
Quero retemperar a minha juventude
na Tua Graça, que nunca envelhece.
Quero seguir-Te na aventura 
maravilhosa e sempre inesperada
de descobrir e, em tudo, realizar
o plano de Deus sobre o mundo
e na minha vida.
Dá-me uma juventude rebelde a todos
os egoísmos, rebelde aos instintos da violência,
rebelde à instalação burguesa na vida,
rebelde à cobardia de dizer sim ao mal e não ao bem.
Cristo, meu irmão,
Contigo avançarei rumo às estrelas,
à conquista dos mais formidáveis espaços,
que são os espaços do Amor.
Contigo construirei no entusiasmo,
um mundo melhor que o dos nossos antepassados."

(excerto da Oração do jovem que encontrou Cristo)

***

 

José Rêgo

A imagem mostra um pouquinho da imensa felicidade que estava a sentir, mas não diz tudo. 
Depois de quase dois meses a ensaiar para a celebração...( todas as quartas feiras, sair de casa, neste frio de Inverno, às 21h, chegar a casa por volta das 24h e não conseguir dormir, porque as musicas, os acordes e as melodias, ficam a saltar-me na cabeça) ...sentir a imensa felicidade, festa e alegria que a música trouxe à celebração dos 50 anos do meu querido Movimento Shalom. 
Hoje, parece-me que a música foi o Vento do Espírito que circulou entre nós, nos juntou, nos fez dar abraços, nos fez dançar, estampou sorrisos e fez surgir lágrimas de felicidade, anulou barreiras, diferenças e idades... de facto fomos todos Igreja, Cristãos e Shalom.

José Rêgo - Braga

***

SP da Abóboda

"(...)Servindo a evangelização da juventude há quase cinquenta anos, o Movimento de Encontro de Jovens Shalom foi criando uma cultura de vida, com o sotaque dos jovens, na Igreja, a partir do coração das pessoas onde a Palavra transforma, cria e recria. Este jeito de ser e estar gerou família. Hoje, a Família Shalom acolhe sonhos de muita gente e envia mãos generosas espalhando serviço por muitos caminhos (...)" - Domingos Cunha

Hoje o Movimento está de Parabéns!! Hoje faz 50 anos!! 50 anos de família, de serviço, de sonhos, de amor!! Hoje celebramos esta data e damos por terminadas estas 24 horas em Oração!!

A todos os que fazem parte desta família, a todos os que o movimento transformou as suas vidas e a todos aqueles que poderão juntar-se a nós e vir viver este Sonho,

Shalom

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube