Comunidade Shalom: 50 anos fazendo caminho no meio dos jovens

Compartilhamento

"A pouco e pouco vamo-nos aproximando do final do ano e, com ele, o início das celebrações dos 50 anos da Comunidade Shalom.

Sim, foi há quase 50 anos que esta história começou no abraço de três semeadores de sonhos que no porto do Lobito, em Angola, iniciaram um projeto novo no serviço da evangelização dos jovens. Dos três, apenas o Luiz Carlos continua gastando a vida neste processo, já que o Manuel Couto (falecido) e o Zé Teixeira optaram por caminhos diferentes.

Depois de Angola, Brasil e Portugal se fizeram chão onde o chamado de Deus se foi tornando serviço.

Por não ser essa a sua finalidade, os sonhos não permanecem sonhos: uns se esfumam e outros se concretizam. E este tornou-se verdade através do sim de outros que acreditaram no projeto e decidiram entregar-lhe a vida colocando suas energias ao serviço da construção de uma nova sociedade no meio dos jovens e com os jovens. E com eles e através deles, a Comunidade Shalom se vai assumindo como pequena semente de libertação no meio do mundo.

50 anos de história, de encontros e também de desencontros, mas sobretudo de caminho que se foi fazendo e trilhando com o afinco de quem carrega no peito aa esperança do Evangelho e aceita levar uma vida de simplicidade e solidariedade, de serviço e ‘sem frescuras’.

O que se pretende com a celebração dos 50 Anos?

Primeiramente queremos dar graças a Deus por nos ter feito instrumento do seu amor no meio dos jovens. Depois queremos abrir-nos ao futuro e ao novo que ele nos traz, numa atitude de conversão, sim, mas sobretudo perceção e abertura ao que o Espírito quer de nós.

Serão três os momentos em que, a nível geral, celebraremos a ação de Deus em nossas vidas e através de nós:

·       27/12/2023 – Festa de S. João Evangelista, festa da Família Shalom. Marcará o início das Celebrações

·       13/07/2024– No Encerramento da Reunião do Conselho da Comunidade, que contará com a presença de todos os membros permanentes, faremos a grande Celebração seguindo-se um sarau comemorativo.

·       27/12/2024 – Encerramento das Celebrações na Festa de S. João Evangelista e da Família Shalom

Outros eventos:

·       Exposição (física e digital) – É importante fazer memória. Aí nos damos conta de nossas limitações e do muito que Deus fez em nós e através de nós.

o   Para além da história, gostaríamos de plasmar a vida de cada comunidade local e sua inserção na realidade.

o   Cada Forma de Pertença da Família Shalom é convidada a fazer a sua representação nessa exposição. Muito em breve enviaremos os critérios para cada articulação/coordenação.

o   Pretendemos que, no início de dezembro, cada Comunidade Local tenha em mãos o suporte digital da Exposição a fim de ser exposto localmente.

o   Em Fortaleza, a Exposição ficará na Praça da Casa Geral (Praça S. João) nos meses de janeiro e fevereiro, passando depois para a Tabuba Shalom, onde poderá ser visitada em local apropriado até ao encerramento das Celebrações.

·       Ao longo do ano, serão postados semanalmente nas redes sociais pequenos vídeos (2’-3’) com a Palavra do Fundador. Serão 52 vídeos, no total.

·       Vamos trabalhar para que, com a maior brevidade, seja editado um livro com textos sobre a Comunidade Shalom. Será uma oportunidade para compilarmos uma riqueza de textos que podem dar a conhecer melhor a Comunidade e que poderá ter também um cunho vocacional.

·       As celebrações e eventos locais ficarão a cargo de cada Casa que oportunamente divulgará a calendarização.

Tudo isto é projeto delineado por toda a Comunidade Shalom. Um projeto simples, como pretende ser a nossa vida. Não queremos triunfalismos nem espetacularidade. Apenas queremos celebrar, agradecer… E, para isso, contamos com a presença de todos os que conosco desfrutam deste caminho. Afinal, a nossa história é também vossa história. Shalom!"

Pe. Vítor Lopes, CSh

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube