Belo Horizonte - Brasil

Compartilhamento

A Comunidade Shalom em Belo Horizonte

A 13 de Fevereiro de 1989 começava a história da Comunidade Shalom em Belo Horizonte. Incialmente como hóspedes, fomos trilhando passos firmes até nos firmarmos como comunidade local com jeito mineiro, apesar de já ter sido constituída por portugueses, caboverdianos e cearenses. Belo Horizonte e o povo mineiro acolheram de coração o carisma e o jeito de ser próprio da Comunidade Shalom.

Muitos jovens passaram pelo processo de evangelização do Movimento Encontros de Jovens Shalom, assessorado pela Comunidade. Muitas pessoas assumiram como sua a missão da Comunidade, compondo a Família Shalom em Minas Gerais.

Diz-se por aqui: Minas... são muitas! Pois em Minas, muitas são as formas de estar com o povo que a Comunidade Shalom foi descobrindo: grupos de jovens, assessorias, formação, retiros, grupos de adultos, casais, acompanhamento espiritual, serviço à Vida Religiosa, celebrações, Eneagrama, presença...

Com muitos rostos, de várias formas, em vários locais... do Vale do Jequitinhonha ao Sul de Minas, do Triângulo Mineiro à Zona da Mata e por aí vai! O “trem de Minas” tem espaço para todos, vai de estação em estação, que, mais que parada, significa lugar de encontro. Na Comunidade Shalom em Minas o encontro acontece com quem quiser, com quem chegar, com quem estiver de partida.

A nossa casa é casa de acolhida, de passagem, de Shalom! Se quiser conferir, é só vir... vai ter queijo e café na mesa que é mineira, na cozinha, que é lugar de “contar causo”; mas tem também lugar para o encontro com o Absoluto no recolhimento da capela, na escuta da Palavra, no partir o pão da Eucaristia...

Hoje, a Comunidade se faz com quem por aqui passar, porque a maior comunidade, a Trindade, é a dona da casa.

Shalom!
 

Comunidade Shalom (Belo Horizonte)

R. Cachoeira Dourada, 262, Paraíso 
30270-060 Belo Horizonte-MG - Brasil
Email: afonsocsh@gmail.com

 

Sabará

No meio da mata, entre General Carneiro e Sabará, em Sobradinho, está o Acampamento Shalom. Ambiente nativo, construções encaixadas no relevo da terra, água corrente de dois riachos. O Acampamento é um ventre de vida, onde se respira verde pelos olhos e pela pele. Sentar no verde, deitar no verde, flutuar no verde, se perder no verde, encher o ser da vida verde, como a árvore plantada na beira de um riacho, produzindo frutos de alegria e liberdade, mesmo no tempo seco. Acampar, celebrar o Evangelho, aprender da simplicidade e da ternura, encarnar o projeto do amor de Deus. O Acampamento é um lugar de vida, onde cresce o divino e o humano, na comunhão da terra, um lugar sagrado. Verde.

Construído pelos padres da Comunidade Shalom para ser um centro de formação humana e espiritual, um lugar de conscientização, de cultura da vida, de crescimento na fé e de apoio à pastoral, um lugar de encontro, num ambiente tranqüilo e simples, com muito verde e água corrente e com uma área externa muito acolhedora.

A construção do Acampamento Shalom tem sido um mutirão de muitas pessoas que acreditam na evangelização dos jovens, motivada pela partilha do Evangelho e animadas na esperança de uma sociedade solidária e fraterna.
O Acampamento é um lugar onde o encontro faz sua vida e uma sociedade transformadora.
A vida é um acampamento.

 

Acampamento Shalom
Rua Jaime Viana, s/n, Sobradinho-Sabará-MG (depois da Água Mineral)

R. Cachoeira Dourada, 262, Paraíso 
30270-060 Belo Horizonte-MG - Brasil
Email: cshbh@yahoo.com.br

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube