Caminhada Quaresmal 2020

Compartilhamento

CAMINHADA QUARESMAL 2020

SEXTA SEMANA: CUIDAR DOS JOVENS

 

1.    Acolhida: Boas vindas, saudação aos/dos donos da casa. Dar o sentido: E chegamos a sexta semana e o convite é cuidarmos da nossa relação com os jovens. «Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!», diz-nos o Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Cristo Vive. Os jovens têm sede de vida, querem pertencer, querem ser…

2.    Cântico: A caminho do Terceiro Milênio 

3.    Introdução: 

4.    Leitura Bíblica: Lc 7, 11 – 16 
E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. 
 
5.    Comentário: Ninguém sabe quem é esta mãe. Só se sabe que chora a morte de seu filho.  Por mais que haja parentes e amigos próximos, esta mãe ficou desamparada. Lembramos quantas mães estão desamparadas com a perda de seus filhos para situações diversas que roubam a juventude: álcool, drogas, tráfico… quantos jovens perderam a esperança. Quantos não acresitam mais no amor… como podemos consolá-las? O que podemos fazer para tirar  estes jovens destas situações?  
Convido-vos a olhar as atitudes de Jesus: moveu-se de íntima compaixão, aproximou-se, tocou. Ter compaixão é encostar o coração na miséria dos outros. É ser solidário com quem sofre; é ser próximo e servir quem precisa. É poder tocar a vida de quem está perdido, sem esperanças, sem amor. 
Quem se deixa tocar, o primeiro passo e pôr-se de pé! A vida nova que Cristo oferece merece ser vivida porque será acompanhada por Aquele que que nos acompanhará no presente e no futuro e nunca vai nos deixar. Deixar-nos-emos levar por estas atitudes de Jesus no cuidado com os jovens: ter compaixão, ser próximo e tocar a vida dos jovens? 

6.    Silêncio/meditação

7.    Partilha – o que a Palavra me diz?

8.    Compromisso – a quê a Palavra me convida (ação concreta) – escrever na fita

9.    Pai nosso

10.    Cântico: Os Jovens são a paz e movimento 

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube