Fortaleza-Brasil

Compartilhamento

Casas | Fortaleza

Casa Mãe’... assim chamamos entre nós a Casa de Fortaleza! Todos nós por aqui passamos e, como ‘casa de mãe’, ela é para todos nós a referência dos primeiros anos de caminhada nesta aventura da Vida Consagrada. Aqui experimentamos os primeiros cuidados de Deus pela nossa vocação e neste chão demos os primeiros passos do nosso compromisso de doar a vida pela causa do Reino no serviço preferencial pelos jovens. Aqui bebemos nas fontes do ideal que um ia nos seduziu. Aprendemos a amar a vida e a fazer dela um dom gratuito e livre! Com os pobres desta terra sofrida do nordeste brasileiro, aprendemos a cultivar dentro de nós a mística do Reino como proposta de libertação integral. Aqui ensaiamos ser semente de libertação e aprendemos a armar a tenda da aliança entre Deus e o jovens. Aqui criamos asas e vimos nossos sonhos crescerem e daqui partimos ao encontro de outras realidades.

O fato de ser esta a casa onde os jovens que optam pela Comunidade fazem seu processo inicial de acompanhamento, dá uma cor diferente à vida que aqui fazemos acontecer. É a casa de acompanhamento! A casa onde aprendemos a partir o mesmo pão! A casa onde se acompanha o crescimento integral da pessoal, de modo especial a dimensão humana, a dimensão da experiência de Deus, a dimensão do trabalho apostólico que nos é específico junto dos jovens e a dimensão dos estudos académicos como preparação para a missão.

É assim a Casa de Fortaleza... a cabeceira do rio onde a nossa juventude bebeu o sonho nas fontes; o ninho onde nossas asas criaram penas e aprenderam a voar; a oficina de sonhos onde a criatividade nos ensinou a ir mais além; o campo de treinamento onde ensaiamos as primeiras jogadas no meio dos jovens; o acampamento onde vivenciamos a arte de ser comunidade; o laboratório onde estudamos e inventamos... a tenda onde nos encontramos com Deus, o espelho onde aprendemos a contemplar o mistério que somos, o chão onde colocamos as primeiras sementes de nosso compromisso histórico.

Comunidade Shalom (Fortaleza)

R. Lopes Filho, 303, Amadeu Furtado
60455-670 Fortaleza-Ce - Brasil
Tel (85) 32811085
Email: comunidadeshalom_ce@yahoo.com.br

 

Tabuba Shalom

Tabuba Shalom. Talvez poucas vezes dois nomes combinaram tão bem. Tabuba é nome tupi e significa “Aldeia das canoas” ou “ Praça grande”, lugar de encontro e de trabalho, de vida. É nome de povoação indígena. Shalom é nome hebraico e significa algo acabado, completo, estar ou ser inteiro, paz, harmonia, felicidade, plenitude, encontro com os bens de Deus.

Ainda há poucos anos era uma duna branca; agora é um aconchego de verde e de água, com dunas lindíssimas deitadas de um lado e com o mar deitado do outro. As construções são redondas: a forma circular nos leva ao infinito, ao encontro, à participação, coloca as pessoas voltadas umas para as outras, devolve o rosto e a dignidade, motiva para o diálogo e para ser em comunhão. Foram edificadas na simplicidade, abertas ao ar e à luz, espalhadas pelo espaço do sítio, para que a pessoa caminhe no verde e no sol, e integre seus passos na natureza. Predominam o rústico e o natural, que se unem pelo silêncio e pela beleza e pelo canto dos bichos e dos pássaros.

Tabuba Shalom é o centro de Evangelização da Comunidade de Fortaleza. Situado entre o Icaraí, que significa “Rio sagrado” e o Cumbuco que quer dizer “Cuia”, também duas palavras tupi, este lugar de encontros bebe da água que pega com a cuia no rio sagrado. A Comunidade tem procurado desenvolver neste lugar a espiritualidade integradora que lhe é própria. Integradora das relações consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus. Espiritualidade contemplativa. Espiritualidade de experiência de Deus, Trindade Santa. Espiritualidade que integre a pessoa em si mesma, nas suas dimensões, a pessoa com a terra, com Deus e com as pessoas. Espiritualidade voltada para a transformação/libertação, movida pela mística do Reino.

Tabuba Shalom tem estado aberto tanto para trabalhos planejados pela Comunidade e pelo Movimento Encontros de Jovens Shalom, como para grupos, Pastorais e comunidades da Igreja e associações civis. É um espaço destinado ao ser e para ser, à oração, à reflexão, à avaliação e ao planejamento, à contemplação e à alegria, à liberdade e à harmonia.

Tabuba Shalom
Rua Paraíso, 554 – Tabuba

Informações para contato
Comunidade Shalom (Fortaleza)
R. Lopes Filho, 303, Amadeu Furtado
60455-670 Fortaleza-Ce - Brasil
Tel (85) 32811085
Email: comunidadeshalom_ce@yahoo.com.br

 

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube