Caminhada Quaresmal 2020

Compartilhamento

CAMINHADA QUARESMAL 2020
SEGUNDA SEMANA: CUIDAR DO OUTRO


1. Acolhida: boas vindas, saudação aos/dos donos da casa. Dar o sentido: é já a Segunda Semana da Quaresma. Como foi a nossa primeira semana? “Hoje vou-me visitar – dizia alguém. Tomara que eu esteja em casa!”. Conseguimos encontrar-nos? Consegui perceber o que eu preciso ser para, simplesmente, ser eu? Nesta segunda semana precisamos continuar o caminho que nos leva a encontrar-nos conosco próprios, com os outros e com eles caminhar; encontrar-nos com Deus que é ao mesmo tempo caminho e ponto de chegada. Em Jesus de Nazaré Deus se faz nosso irmão e caminha conosco!
2. Cântico (à escolha)
3. Introdução: Depois de, na I semana,  termos olhado um pouco mais para nós, somos convidados a olhar para fora, para os outros. Quem são esses outros? Aqueles com quem convivemos no dia a dia, nas nossas casas, nas nossas famílias; aquelas pessoas com quem nos encontramos no ônibus, na estrada, a caminho do trabalho ou da escola… Olhar o outro com ternura, com compaixão. Olhar o outro como um irmão, ao jeito de Jesus, como próximo. Mas quem é o meu próximo?. O outro é sempre um lugar de encontro com Deus! Muitas vezes buscamos em Deus uma benção, talvez uma graça para nós… talvez a satisfação dos nossos desejos ou uma consolação… Jesus vira tudo ao contrário: o caminho para Deus, o segredo do sentido da vida está no próximo. “Como podes amar a Deus que não vês, se não amas o teu irmão que vês?” – perguntará S. João na sua primeira carta.
Escutemos o que o Senhor nos diz:
4. Leitura Bíblica: Lc 10, 25-37
“Levantou-se um doutor da Lei e, para pô-lo à prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na Lei? Como é que lês?”. Respondeu ele: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento; e a teu próximo como a ti mesmo”.  Falou-lhe Jesus: “Respondeste bem; faze isto e viverás”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus então contou: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual desses três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?”. Respondeu o doutor: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então, Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo”.”
5. Comentário: Quem é o meu próximo? – pergunta o mestre da Lei a Jesus. E não é uma pergunta retórica pois expressa a angústia que tantas vezes sentimos: A quem tenho obrigação de ajudar? Como se o amor pudesse ser limitado à obrigação ou a lei pudesse regular o amor… Jesus faz do amor fraterno o ponto central da sua mensagem. O amor não tem margens, nem barreiras, nem fronteiras. Não se trata do amor sentimento, mas do amor ação, serviço, que requere disponibilidade, desinstalação, compromisso com o outro. Porque o amor é, simplesmente, a marca do cristão. Como amar? Do jeito de Jesus! A quem devo amar? A todos, especialmente os mais sofridos e marginalizados; os que sofrem solidão. Por que devo amar? Por que essa é a característica de Deus e se eu vivo em comunhão com Deus, se sou seguidor de Jesus preciso refletir aquilo que Ele mesmo é, o seu jeito agir. Onde devo amar? Onde Deus me envia. Sempre que participo na Eucaristia, o sacerdote me envia em missão quando diz: “ide em paz e o Senhor vos acompanhe”. Então, eu não sou cristão somente dentro da igreja, rezando e louvando. Participo da eucaristia para receber a missão que o Senhor quer confiar-me. Mas ao sair da igreja, durante a semana toda, eu preciso ter os olhos bem abertos para perceber a quem fui enviado, para quem eu sou próximo. O próximo é, para mim, o lugar do encontro com Deus, mas é também aquele para quem eu sou lugar de encontro.. com Deus. “Quem acolher o mais pequeno dos meus é a mim que acolhe”, dirá Jesus. E no evangelho que escutamos: ”Vai e faze o mesmo!”.
6. Silêncio/meditação
7. Partilha
– o que a Palavra me diz?
8. Compromisso – a quê a Palavra me convida (ação concreta) – escrever na fita.
9. Oração da Campanha da Fraternidade
10. Pai nosso
11. Cântico
(à escolha)

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube