Movimento Shalom Portugal

Compartilhamento


Com o êxodo verificado após o 25 de abril de 1974, Portugal e Brasil são os destinos naturais para milhares de portugueses, entre eles muitos Encontristas. Alguns em Portugal e no Brasil dão continuidade à experiência vivida em Angola e a semente renasceu. Fruto do trabalho do então  Grupo de Lisboa e do Francisco Antunes, o MEJSh dá os primeiros passos em Portugal. No início de 1976, na paróquia de Algés, realiza-se o 1º Encontros de Jovens em Portugal. Seguem-se Damaia, Entroncamento, Torres Novas, Venda Nova, Camarate e Braga.

Entre 1974 e 1981 realizaram-se mais de trinta e um Encontros Iniciais. Na diocese de Lisboa foram catorze os encontros; em Braga cinco; em Santarém oito; em Aveiro dois; em Coimbra um e em Viseu um.

A 28 de fevereiro e 1 de março de 1981 realizou-se o primeiro Encontro de Animadores na Quinta da Cardiga, Entroncamento, que inaugurou aquele Centro de Reflexão Juvenil. No Verão do mesmo ano teve lugar, naquele Centro, o Grande Encontro “Cristo Nosso Irmão”. E, em fevereiro de 1982, o Movimento reuniu-se em Congresso no mesmo local. Neste Congresso, a grande prioridade do MEJSh foi a inserção paroquial. Foi ainda inovador neste Congresso a admissão de dois tipos de experiência: as equipas de estudantes e a denominada 3ª Fase (adultos).

Para concretizar este projecto, o Movimento Shalom  organiza-se em grupos (Secretariado Paroquial) – inserindo-se plenamente na vida da comunidade paroquial. O Secretariado Paroquial (SP) forma-se quando existe um grupo de jovens que faz a sua opção pela finalidade, pedagogia e espiritualidade do Movimento Shalom. O SP constitui a célula base do Movimento e programa, realiza e avalia as suas actividades, em comunhão com o pároco e com o plano pastoral da respectiva paróquia, tendo em conta também a linha de acção proposta pelo próprio Movimento Shalom.

Actualmente o Movimento Shalom em Portugal está em 7 dioceses do país e é formado por cerca de 40 grupos de jovens. Diocese de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre-Castelo Branco, Coimbra, Braga e Angra do Heroísmo.

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube