Caminhada Quaresmal 2020

Compartilhamento

CAMINHADA QUARESMAL 2020

Iniciamos a Quaresma. Ela é um convite, um pôr-nos a caminho. Cristão é aquele que faz caminho. Quaresma é o tempo de fazermos caminho até à Pascoa (passagem): com a cruz e pela cruz, passaremos à ressurreição.

O caminho será lugar de encontro com o Senhor. Não será um simples e casual cruzar-nos com Ele. Será encontro. A oração é esse encontro que nos faz experienciar a presença de Deus: um encontro pessoal onde te deixas abraçar pelo Senhor, onde te deixas tocar por Ele e, ao seu toque, teu coração ganhará vida e a vida ganhará sentido.

Nesta Quaresma vamos fazer uma experiência de caminho que nos leve ao encontro de Cristo, ou melhor, onde nos deixaremos encontrar por Ele. À volta da cruz cultivaremos a unidade, nos sentiremos mais família, aprenderemos relações de cuidado. A experiência nos diz que, família que reza junto é família unida, porque o amor, essência de Deus, nos faz comprometer mais uns com os outros.

A Campanha da Fraternidade deste ano é bem explícita: Fraternidade e Vida – dom e compromisso”. E o seu lema nos desperta para esse amor comprometido: “Viu, sentiu compaixão, cuidou dele”. À volta da cruz, aprenderemos a ver; com Jesus doado na cruz, aprenderemos compaixão; no amor de Jesus, aprenderemos a cuidar. Cuidar uns dos outros; cuidar da vida; cuidar do amor.

 

Tendo presente a nossa espiritualidade, faremos esta caminhada em seis etapas:

PRIMEIRA SEMANA: cuidar de mim – vamos olhar um pouco mais para nós mesmos, cuidar de nós, de nossa saúde, de nossa alimentação, em busca do equilíbrio.

SEGUNDA SEMANA: cuidar do outro – vamos ficar mais atentos aos outros, às suas necessidades. Vamos tratar todos com respeito, olhando todos com dignidade.

TERCEIRA SEMANA: cuidar da natureza – vamos gerar uma relação nova com a natureza, com a mãe-terra; Tudo foi criado por Deus e a nós foi dada a missão de cuidar. Somos responsáveis, somos seres de cuidado.

QUARTA SEMANA: cuidar da minha relação com Deus – recentrar a minha vida em Deus, ao jeito de Jesus. Permitir que Ele seja a luz que orienta os meus passos. Escutar sua Palavra; fazer dela o meu projeto de vida.

QUINTA SEMANA: cuidar da família – fazer da família um espaço harmonioso onde Deus também tenha o seu lugar. Dar atenção a cada pessoa, gastar tempo com ela... cuidar dela... A família é a escola onde se aprendem relações.

SEXTA SEMANA: cuidar dos jovens – eles são o futuro e o presente. Mas, se não têm presente, como poderão ter futuro? Quantos deles largados nas margens da vida?... Como pode ter futuro uma sociedade que não ama os seus jovens, que não luta por eles, por garantir-lhes um futuro com dignidade?

 

A cada dia assumiremos um compromisso que se traduzirá num gesto concreto. Na Eucaristia dominical, na Comunidade Shalom, será entregue uma fita de cor diferente. Nela se escreverão os gestos concretos realizados na semana. No domingo seguinte, as fitas serão trazidas para serem amarradas numa cruz comum. É uma forma de partilharmos, fazendo dos nossos gestos evangelho.

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube