Caminhada Quaresmal 2020

Compartilhamento

CAMINHADA QUARESMAL 2020

QUINTA SEMANA: CUIDAR DA FAMÍLIA

 

1. Acolhida: A situação que vivemos não nos permite irmos fisicamente ao encontro dos outros para com eles rezarmos. Mas a espiritualidade não pode ser confinada a um espaço físico: apesar das barreiras podemos unir-nos a tantos irmãos nossos que hoje e todos os dias rezam nas suas casas em tantas partes do mundo. Afinal, nós somos apenas uma célula desta grande família que é a Igreja, os cristãos dos mundo inteiro, a humanidade inteira.

2. Cântico: à escolha.

3. Introdução: Somos convidados a cuidar da família, da nossa família, e a fazermos do nosso lar um lugar onde Deus habita. No dia do casamento, o casal não foi à igreja apenas para pedir a benção de Deus. Convidou-O a morar na sua casa, fazendo deles uma benção. A família é sem dúvida a igreja doméstica. E a igreja é lugar de oração, de encontro, de acolhimento, de compromisso. Na oração em família, Jesus se faz especialmente presente. É Ele quem diz: “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles”. Vamos fazer silêncio, vamos dar-nos conta e saborear a presença de Jesus orando conosco. 

4. Leitura Bíblica: Lc 2, 41-52
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: 

— “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 

Jesus respondeu:

— “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”

Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens. 

5. Comentário: Uma desatenção e o desencontro aconteceu e a crise se instalou. Acontece tanto em nossa vida, em nossa família… E quando algo acontece, ficamos em choque porque… “o que eu fiz para ele, ela, eles (…) ficarem desse jeito?…” Nada, tantas vezes nada, simplesmente nada!… apenas uma pequena desatenção… Tenho refletido muito nestes dias de quarentena (in)voluntária… Tenho me perguntado por quê tudo isto acontece… Claro que, se eu quiser, não faltarão culpados: chineses, governo, sistema… talvez um “castigo de Deus” devido aos nossos desmandos… Creio que não haverá culpas a jogar em ninguém. Estou mais que convencido não se tratar de um castigo de Deus. Mas que Deus está aí, pegando carona nesse vírus para nos fazer acordar, nem duvido: andávamos tão desatentos uns aos outros e o medo do vírus nos reteve em casa, mais perto uns dos outros, mais atentos ao sentir de cada um… Andávamos meio indiferentes em relação à natureza e o vírus nos fez parar a vida e o resultado é a diminuição da poluição… Andávamos sem tempo para os outros, e o vírus nos faz sentir necessidade dos amigos, dos familiares, dos colegas de trabalho… Por vezes descubro-me a pensar se não irá acontecer esse milagre que na sexta-feira, quando acompanhávamos o papa na sua oração pela humanidade enferma, tanto desejamos… Talvez pela nossa cabeça tenha passado que, no dia seguinte, iríamos acordar com a boa notícia de que poderíamos retomar de imediato as nossas ocupações, sair das nossas casas, porque Deus tinha vencido o vírus… E não nos damos conta de que o maior milagre já está acontecendo: estamos próximos uns dos outros; estamos mais atentos uns aos outros; estamos preocupados uns com os outros. Voltamos a ser família, eis grande milagre. Só não podemos permitir que, por uma desatenção, a crise se instale de novo e o desencontro aconteça.

6. Silêncio/meditação

7. Partilha – o que a Palavra me diz?

8. Compromisso – a quê a Palavra me convida (ação concreta) – escrever na fita

9. Oração da Campanha da Fraternidade

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.
Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados.
Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor.
Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!

10. Pai nosso

11. Cântico: Hino da Campanha da Fraternidade.

Veja o que Acontece na Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube