Oração Vocacional

Compartilhamento

ORAÇÃO VOCACIONAL

Amados e Chamados por Deus

 

Prepare um ambiente que favoreça a oração

Com antecedência, prepare o ambiente da oração com a Palavra de Deus ao centro. Decore com aquilo que dispõem: vela, flores, um símbolo que lembre as vocações ou a tua vocação.

 

Oração Vocacional

Põe-te na presença de Deus, aquieta a mente e o corpo. Respira profundamente, te faz presente neste momento. Encontra a ti para que possas encontrar a Deus. Murmura um mantra ou permanece em silêncio durante um tempo, o teu tempo...

Mantra: Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está. (2x)

Reze ou cante a Invocação da Santíssima Trindade: Em nome do Pai…

 

“AMADOS E CHAMADOS POR DEUS”

“Somos chamados pelo Amor, somos chamados a existir”. A vida é o grande chamado de amor, feito por Deus a cada pessoa. Um chamado que envolve um nome, um alguém, um dom. Essa singularidade geradora nos ajuda a entender o nosso papel no mundo, a entender os apelos de Deus, a direcionar a nossa Ora-Ação, ação orante no mundo. Contudo, a nossa vida só é inteira quando nosso coração sintoniza nesse chamado. Nele encontramos as razões do nosso viver, a nossa verdade!

 

Leitura: 1 Jo 4, 9-13

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.

(Silêncio meditativo)

 

Somos Amados por Deus, e no seu amor somos Chamados. Quando nos reconhecemos amados por Deus, compreendemos o sentido da nossa vida. Naquilo que o Amor de Deus nos toca, onde Ele nos é sensível, se encontra o melhor de nós. Quando algo nos toca, mesmo que involuntariamente, também a tocamos, sentimos um ao outro: Deus sente a nós e nós o sentimos. O seu toque nos revela o que temos de especial para oferecer aos outros e ao mundo. Não podemos esconder esse tesouro, pois ele só tem valor se colocado a serviço do meu irmão e da minha irmã.

Levemos ao mundo o nosso melhor, o nosso tesouro revelado pelo Amor, ele é único e só eu posso oferecê-lo.  Nossa presença no mundo deve refletir o nosso tesouro, onde formos e a quem encontrarmos. Como placas que sinalizam uma estrada ajudando a outros a fazerem caminho. Na família, na escola, no trabalho, na igreja, no grupo de amigos, em todos os lugares…

Qual o nosso tesouro? Qual esse dom único que temos a oferecer ao mundo? 

(Silêncio meditativo)

Cântico: Escolhe uma canção te ajude a interiorizar este momento.

 

Oração pelas Vocações

Rezemos: Trindade Santa, amor fonte do amor, sê a fonte do meu crescimento e do meu ser; que eu descubra o meu caminho no teu projeto de amor. Trindade Santa, amor que chama ao Reino da liberdade e da comunhão, que o “vem e segue-me” me encha sempre de alegria; que eu doe minha vida como resposta ao teu chamado de amor. Trindade Santa, amor encarnado e libertador, tão dentro e tão fora de nós, desperta no coração dos jovens a chama do teu amor; que eles assumam a sua dignidade de filhos e filhas, queridos e amados, escolhidos, chamados e enviados, através da vocação presbiteral, da vocação religiosa e da vocação leiga, como presença viva e libertadora do teu amor.

Gloria ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém!

 

Momento de Partilha

Somos como placas espalhadas pelo mundo, sinalizando para outras pessoas os sinais do amor de Deus. Neste sentido, temos um convite, partilha conosco o teu do dom especial, o teu tesouro. Aquilo que a tua vida sinaliza ao mundo do chamado de Amor de Deus à tua pessoa. O que sinaliza a tua placa na estrada da vida?

Nas nossas redes sociais se encontra uma imagem de uma placa vazia, salva esta imagem no teu dispositivo e escreve nela aquilo que a tua vida sinaliza ao mundo. Em seguida posta nas tuas redes sociais e marca a Comunidade Shalom (@csh_shalom) com as hashtags: #SementesdeLibertação; #Shalom; #PadresShalom.

 

Anexo: Imagem Placa

Link: https://drive.google.com/file/d/1ViSLf4OxJO6PWxI5jdXegxAVJYoe-MM_/view?usp=sharing

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube