Ei Juventude!
Compartilhamento

Ei Juventude!
Ei Juventude! Qual é o vosso nome?
O vosso nome é juventude! São todos os nomes que querem ter voz e vez, que querem viver o presente, ser presente, que sonham com o futuro, que querem construir um futuro onde todos tenham vida plena.
Ei Juventude! Onde vives?
O lugar onde vives, não é um mundo cinza, de pessoas pálidas, sem rosto, cheias de deveres e obrigações. O lugar onde vives não é escuro, marcado pela fumaça das fábricas que ceifam vidas e bebem o sangue das pessoas para fazer máquinas que complicam a vida. Vosso mundo, juventude, não é pálido, de pessoas vazias, que não se falam; pessoas apressadas, sem tempo, dominadas pelo medo, que perderam a paixão pela vida.
O vosso mundo, juventude, é o mundo de todas as cores, de todos os rostos. O vosso mundo está na luz que sai do olhar amoroso; olhar que rompe os horizontes e liga os corações das pessoas. O vosso mundo juventude é um lugar de pessoas de mochilas às costas, de guitarras na mão, de pés na estrada, rumo ao infinito.
Ei Juventude! Qual é vossa música? Que arte apresentas?
Vossa música é a melodia que sai do vosso coração. Sons do universo, do pulsar da criação. Sons que brincam de fazer mundos onde as pessoas sentam em rodas à volta da fogueira e contam estórias, partilham a vida, as alegrias e as tristezas, os amores e os dissabores.
A vossa arte é uma arte simples, é a arte de semear a amizade e colher o amor! Arte que enche de cores a tela da vida. “Tens as tintas e os pincéis na mão para pintar nesta vida um quadro melhor.”
Ei Juventude!
Lembras-me um jovem, tão cheio de vida, com olhos serenos banhados de paz. De mãos calejadas e tão generosas com gosto de pão. Um jovem vibrante, cheio de vida, de braços abertos pronto a acolher quem chega; de coração quente, que ama as pessoas de todo o lugar.
Um jovem, tão jovem! Que por isso talvez, foi capaz de fazer da sua vida uma oferta de vinho e de pão. E do alto de uma cruz, esse jovem Jesus estendeu os seus braços abraçando o mundo com todo amor. Um amor louco pelo mundo, pelo ser humano, por toda a criação. E neste gesto de entrega, faz morrer a morte e arranca do peito qualquer tipo de dor. E vencendo a morte, esse jovem Jesus vida nova traz a todos; uma vida de paz e repleta de luz.
E agora juventude, este jovem Jesus coloca em vossas mãos o futuro do mundo, a construção de um Reino de justiça e paz para, em todo lugar, celebrar o Amor, a festa da vida, do bem e do amor ao próximo!
Ei Juventude!
Eis ai vosso presente. Eis aí a vossa realidade.
Constrói agora vosso futuro!
Pe. Jorge, CSh.
Veja o ultimos artigos da Comunidade
- Oração Vocacional
- Oração Vocacional
- Projecto de vida – Contextos marcados pela violência e pela ausência de perspetiva de futuro
- Projecto de vida – A Superficialidade
- Projecto de vida – Tempo e acompanhamento
- Projeto de Vida
- Vocação
- Não há jovens ruins
- Padres Shalom - um estilo de vida alternativo
- Ei Juventude!
- O Fio da vida de Jeremias
- A Vida é uma Teia
- O Fio da Aranha
- Que caminho me dá mais alegria de viver?
- Chamado de Deus, resposta humana
- Chamados
- Razão da Minha Vida
- Autoconhecimento, Música aos Ouvidos dos Jovens
- Autoconhecimento, Missão de Vida e Projeto de Futuro
- Autoconhecimento e Espiritualidade
- Autoconhecimento e Resolução de Conflitos
- Autoconhecimento e Serviço ao Outro
- Autoconhecimento e Relacionamentos Afetivos
- Autoconhecimento e Sentido da Vida
- Juventude e Autoconhecimento
- Jovem, quem é você?
- Tu também és chamado...
- João Paulo