Ei Juventude!

Compartilhamento

Ei Juventude!
 

Ei Juventude! Qual é o vosso nome?
O vosso nome é juventude! São todos os nomes que querem ter voz e vez, que querem viver o presente, ser presente, que sonham com o futuro, que querem construir um futuro onde todos tenham vida plena.

Ei Juventude! Onde vives?
O lugar onde vives, não é um mundo cinza, de pessoas pálidas, sem rosto, cheias de deveres e obrigações. O lugar onde vives não é escuro, marcado pela fumaça das fábricas que ceifam vidas e bebem o sangue das pessoas para fazer máquinas que complicam a vida. Vosso mundo, juventude, não é pálido, de pessoas vazias, que não se falam; pessoas apressadas, sem tempo, dominadas pelo medo, que perderam a paixão pela vida.
O vosso mundo, juventude, é o mundo de todas as cores, de todos os rostos. O vosso mundo está na luz que sai do olhar amoroso; olhar que rompe os horizontes e liga os corações das pessoas. O vosso mundo juventude é um lugar de pessoas de mochilas às costas, de guitarras na mão, de pés na estrada, rumo ao infinito.

Ei Juventude! Qual é vossa música? Que arte apresentas?
Vossa música é a melodia que sai do vosso coração. Sons do universo, do pulsar da criação. Sons que brincam de fazer mundos onde as pessoas sentam em rodas à volta da fogueira e contam estórias, partilham a vida, as alegrias e as tristezas, os amores e os dissabores.
A vossa arte é uma arte simples, é a arte de semear a amizade e colher o amor! Arte que enche de cores a tela da vida. “Tens as tintas e os pincéis na mão para pintar nesta vida um quadro melhor.”

Ei Juventude!
Lembras-me um jovem, tão cheio de vida, com olhos serenos banhados de paz. De mãos calejadas e tão generosas com gosto de pão. Um jovem vibrante, cheio de vida, de braços abertos pronto a acolher quem chega; de coração quente, que ama as pessoas de todo o lugar.
Um jovem, tão jovem! Que por isso talvez, foi capaz de fazer da sua vida uma oferta de vinho e de pão. E do alto de uma cruz, esse jovem Jesus estendeu os seus braços abraçando o mundo com todo amor. Um amor louco pelo mundo, pelo ser humano, por toda a criação. E neste gesto de entrega, faz morrer a morte e arranca do peito qualquer tipo de dor. E vencendo a morte, esse jovem Jesus vida nova traz a todos; uma vida de paz e repleta de luz.
E agora juventude, este jovem Jesus coloca em vossas mãos o futuro do mundo, a construção de um Reino de justiça e paz para, em todo lugar, celebrar o Amor, a festa da vida, do bem e do amor ao próximo!

Ei Juventude!
Eis ai vosso presente. Eis aí a vossa realidade.

Constrói agora vosso futuro!

Pe. Jorge, CSh.

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube