Projeto de Vida

Compartilhamento

Projeto de Vida
 

O Projeto de Vida é um caminho dinâmico de busca de opções, de maturidade, e crescimento, que nos ajuda a assumir a nossa vocação, para seguir pessoalmente a Jesus Cristo, fazendo nossa a sua missão através de um compromisso transformador da realidade, como membro de uma comunidade de fé.

O Projeto de Vida é um convite a tomar a vida nas próprias mãos e a descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência de um modo autônomo e comprometido, e por isso mesmo, pessoal e comunitariamente plenificante.

A ausência de projeto leva a uma vida alienada, onde os outros decidem por mim. Leva-nos à dolorosa perda da identidade, à falta de perspectiva de futuro e à incapacidade de sonhar.

Deus tem para cada um de nós um projeto: é o projeto de amor de Deus Pai que caminha com seu povo; do Filho que é Caminho, Verdade e Vida e do Espírito que caminha conosco e nos faz caminhar, que dinamiza a nossa caminhada e que revigora as nossas energias para que a nossa caminhada não pare. Jesus é a encarnação do Projeto de Deus para o ser humano.

O projeto de Deus se realiza em Jesus e em seu Espírito (Ef 1,3-14). É um projeto de salvação, de realização plena do humano. Jesus nos convida a ser perfeitos como é perfeito o nosso Deus (Mt 5, 48), quer dizer, que vivamos um projeto de vida que seja claro, firme, mas que cada dia vai aperfeiçoando e crescendo em decisões e exigências.

Jesus teve um projeto de vida. Lemos em Lc 4, 18 – 21 no qual Cristo assume e anuncia que lhe vem do Espírito. Assumir este projeto para Jesus não foi fácil. Ele teve que discernir seu Projeto de Vida. Teve necessidade da oração para encontrar a força interior que exigia o seu projeto de vida e para buscar o modo de realizá-lo.  O Projeto de Jesus, sem dúvida, é apaixonante e convida ao seguimento.

O seguimento de Jesus nasce de um encontro com o Senhor Ressuscitado; é fruto de um caminho realizado junto com Ele e se dá num dinamismo de conversão. O seguimento de Jesus é um compromisso que entusiasma. O Projeto de Vida de Jesus é um projeto que todo(a) cristão(ã) deve abraçar.  É um projeto que, na sua vivência, nos faz sentir úteis e felizes; porque vibra nele o desejo de vivenciar um mundo fraterno onde as pessoas sejam respeitadas e valorizadas.


Vejamos alguns desafios para a elaboração do Projeto de Vida:

    O tempo;
    A superficialidade;
    Contextos marcados pela violência e pela ausência de perspectiva de futuro;
    Prática de uma espiritualidade que foge da realidade e não gera compromisso.

 

A cada semana, vamos falar de cada um destes desafios, a fim de nos deixar interpelar por cada um deles.

Pe. Jorge, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube