Chamados

Compartilhamento

CHAMADOS

 

Ficamos contentes quando alguém chama por nós. Se essa pessoa é querida, amiga ou significativa, ficamos ainda mais felizes.

Se o chamado é para uma coisa boa e que nos dá felicidade, ficamos espertos, interessados, de olhos e coração abertos. Quando o chamado é pessoal, próprio, direto, sentimo-nos dignos e cheios de valor. Quando alguém pronuncia o nosso nome, toca dentro do nosso ser e nos compromete.

“Ser chamado” é a melhor identidade do nosso ser. Começamos sendo chamados à vida, à existência. Não estaríamos aqui se Alguém não tivesse pensado em nós, nos amado e chamado à vida. A vida é o grande chamado de amor, feito a todas as pessoas.

Não fomos chamados apenas à vida; fomos chamados a ser pessoas. “Ser pessoa” é alguém que:

É capaz de conhecer a si mesmo e ao outro; alguém que tem consciência de si mesmo e do outro, que tem interioridade e subjetividade e que reconhece a interioridade e a subjetividade do outro.

Alguém que faz história, que deseja conhecer o sentido da vida e da história, que quer participar e marcar a história com a sua presença, que deseja ver a humanidade mais feliz, a história mais realizada, de paz e harmonia para toda a humanidade.

A pessoa é alguém capaz de comunicação, comunhão e linguagem, de buscar significados e de usar símbolos, de descobertas e de progresso nos conhecimentos, de criatividade, de busca da verdade.

A pessoa é alguém voltada para a descoberta de valores que orientam a vida para que seja digna.

Mas nosso chamado não é apenas à existência e a ser pessoa. Nosso chamado é também a ser cristãos: mergulhar na vida de Cristo e viver tendo Jesus Cristo como caminho, verdade e vida, princípio, meio e fim da nossa existência, de nosso ser. Através de Jesus Cristo mergulhamos por inteiro no mistério de Deus, Trindade Santa, amor criador, fonte, sentido e plenitude e todo o amor.

E, assim, o ser que foi chamado à vida por Deus, assume como jeito de viver o viver de Cristo, e vive na comunhão do amor de Deus, Trindade Santa, na comunhão da Criação de Deus (todos chamados à vida) e na missão de Jesus de fazer o novo céu e a nova terra, o Reino de Deus, Reino de Liberdade, Justiça e Paz.

Ser chamado é a melhor definição/identidade do nosso ser. Pelo chamado entendemos de onde viemos, como vivemos (ou como somos chamados a viver) e para onde vamos (o sentido/direção de nossa vida).

Pelo chamado podemos compreender a riqueza de nossa vida: Deus nos chamou, por isso, nosso princípio é o amor de Deus; se Deus nos chamou, Ele tem um projeto para nós; um plano de amor; se Deus nos chamou, nossa vida tem como sentido/finalidade/missão o encontro pleno com Deus e a solidariedade de irmãos e irmãs, todos chamados por Deus dignos e portadores do mesmo sentido de vida, da mesma missão, do mesmo projeto de amor e de amar.

Se temos consciência de ser chamados/as por Deus, nossa vida vai desenvolver-se na relação com Deus e na relação com tudo o que Deus criou, que tem a dignidade de Criação e de filhos/as de Deus.

Ser filho é ser dom, alguém que foi doado. Quando percebemos a relação de filhos/chamados e a assumimos e vivemos, realizamos o centro de nossa vocação, de nosso chamado. O filho foi dado ao mundo pelos pais (por Deus Pai e Mãe) e agora tem como missão ser dom do amor e da liberdade criadora de Deus.

A nossa missão é ser filhos/as amados e contribuir para a libertação da Criação que ainda está escrava, a terra, as pessoas, as relações da terra e das pessoas.

Pessoas escravas, empregados, sem o gosto de ser filhos, não libertam, mas escravizam. Quem tem a liberdade de ser filho, gerado no amor, liberta com alegria e gratidão, coma vida cheia de generosidade, doação, encanto e serviço libertador.

Servir na liberdade do amor, na gratuidade da liberdade do amor é a nossa vocação, o nosso chamado, pois somos filhos/as.

    Qual a importância de ser “alguém chamado”?
    Qual a importância de ser chamado a ser filho/a de Deus?
    O que valorizo mais no ser pessoa?
    O que valorizo mais no ser cristão?

Pe. José Luís, CSh.

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube