Autoconhecimento e Resolução de Conflitos

Compartilhamento

Autoconhecimento e Resolução de Conflitos

 

Juventude é idade de conflitos, de rupturas, consigo mesmo e com os outros. Deixar de ser, para buscar ser. Conflito com a própria identidade. Afirmação pessoal. Construção da individualidade. Conflito com os outros, conflitos familiares, conflitos de gerações...

E como não ser tragado pelos conflitos ou como resolvê-los de forma pedagógica e terapêutica, se não houver um processo de tomada de consciência?

Dizia Rubem Alves: Não, não é verdade que o sofrimento torna melhores as pessoas. O sofrimento frequentemente embrutece, tira a sensibilidade, tira a esperança, torna cruéis as pessoas. Um Deus – ou força cósmica – que usasse o sofrimento para a evolução, seria muito curto de inteligência – não saberia aquilo que os homens aprenderam: que a única força capaz de fazer as pessoas ficarem melhores é o amor.

Numa fase da vida onde os conflitos são o pão nosso de cada dia, autoconhecimento é ponto de partida seguro. Saber onde nascem suas raivas e de onde vêm seus medos, encontrar as fontes da ansiedade e das carências e vazios, aprender a dialogar com esses monstros que nos habitam e nos tiram a paz interior... domesticar esses dragões e colocá-los ao nosso serviço... é tarefa que não pode esquecer, quem quiser assumir a responsabilidade por si mesmo, em vez de passar pela vida atribuindo aos outros ou às circunstâncias a causa de seus estados emocionais. Quem acha que sente raiva porque alguém o feriu, também irá continuar esperando que alguém o faça feliz. O conflito de todos os conflitos, acontece dentro de cada pessoa. Os conflitos externos são apenas reflexos dessa luta interior. Aquele que aprender a fazer as pazes consigo mesmo, tendo compaixão por si mesmo, terá superado o pior de seus inimigos e terá vencido a maior de todas as lutas e terá aprendido a resolver todos os conflitos. 

Pe. Domingos Cunha, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube