Autoconhecimento e Serviço ao Outro
Compartilhamento

Autoconhecimento e Serviço ao Outro
O macaco passou perto do riacho e pegou um peixe... e, quando o viu morrendo em suas mãos, comentou surpreso: que pena! Tirei-o da água para ele não se afogar e ele morre agora nas minhas mãos!
Sem autoconhecimento, nunca conheceremos verdadeiramente o outro, os outros diferentes... e corremos o risco de projetar no serviço aos outros as nossas expectativas e as nossas sombras, transferindo para o serviço as nossas feridas mal curadas ou às vezes nem percebidas. Quantas vezes, buscamos no serviço ao outro a satisfação egoísta de nossas carências e o preenchimento de nossos vazios?! Conhecer o outro, os vários outros, é a condição fundamental para um serviço livre e libertador, gratuito e incondicional. Mas a condição primeira para que isso seja verdade, é sempre e de novo... conhecer-se! Sem autoconhecimento, o serviço aos outros pode ser opressão ou utilização do outro, pode tornar-se peso que cansa e esgota, frustração de expectativas inconscientes ou dominação, busca de status ou poder, prestígio manipulação. Por isso, se você quer ajudar alguém, a melhor forma de o fazer é começar conhecendo a você mesmo! Quando você muda, algo muda ao seu redor e você se torna espelho para que o outro perceba que dentro dele mesmo tem a fonte de sua felicidade. Seja você a mudança que você quer no outro! Seja você a mudança que você quer no mundo! Porque não se iluda: nada muda se você não mudar! E você sabe: não há mudança sem autoconhecimento!
Mestre, como devemos tratar os outros?! Que outros?! – respondeu o mestre. Não existem outros. Essa é a lição maior capaz de sustentar uma atitude de serviço ao mundo e de relação saudável com os outros: descobrir-se parte do todo, porque somos todos Um. Mas isso só se experimenta num caminho profundo de autoconhecimento, capaz de nos levar até às planícies da Essência.
Pe. Domingos Cunha, CSh.
Veja o ultimos artigos da Comunidade
- Oração Vocacional
- Oração Vocacional
- Projecto de vida – Contextos marcados pela violência e pela ausência de perspetiva de futuro
- Projecto de vida – A Superficialidade
- Projecto de vida – Tempo e acompanhamento
- Projeto de Vida
- Vocação
- Não há jovens ruins
- Padres Shalom - um estilo de vida alternativo
- Ei Juventude!
- O Fio da vida de Jeremias
- A Vida é uma Teia
- O Fio da Aranha
- Que caminho me dá mais alegria de viver?
- Chamado de Deus, resposta humana
- Chamados
- Razão da Minha Vida
- Autoconhecimento, Música aos Ouvidos dos Jovens
- Autoconhecimento, Missão de Vida e Projeto de Futuro
- Autoconhecimento e Espiritualidade
- Autoconhecimento e Resolução de Conflitos
- Autoconhecimento e Serviço ao Outro
- Autoconhecimento e Relacionamentos Afetivos
- Autoconhecimento e Sentido da Vida
- Juventude e Autoconhecimento
- Jovem, quem é você?
- Tu também és chamado...
- João Paulo