Autoconhecimento e Sentido da Vida

Compartilhamento

Autoconhecimento e Sentido da Vida

 

Cada pessoa tem um dom único e um jeito único de expressar esse dom. Descobrir isso e colocar esse dom a serviço dos outros e do mundo, é a condição de realização pessoal e de felicidade autêntica. Descobrir quem eu sou, quais as minhas potencialidades e limitações, descobrir a minha essência como aquela verdade mais profunda que eu carrego como centelha divina, saber por que estou aqui e para que nasci, encontrar um sentido para viver, uma missão, um propósito de vida e um projeto de futuro... são as condições de uma existência com sentido e com valor.

Cada vez mais os jovens são exigidos, cada vez mais cedo, adolescentes ainda, a escolher o que vão fazer durante o resto de suas vidas. Mas... como responder a essas exigências cada vez mais precoces, sem eu me conhecer?! Se você quer ser feliz e realizar-se como pessoa, descubra seu dom único e seu jeito único de expressá-lo e coloque isso a serviço dos outros e do mundo. Agora... se a questão, para você, é ter êxito e sucesso, ganhar dinheiro e se dar bem na vida... bom... aí então: descubra seu dom único e seu jeito único de expressá-lo e coloque isso a serviço dos outros e do mundo! Não se iluda, porque não tem outro caminho sustentável. Enquanto você não tomar consciência dos seus mecanismos inconscientes, eles irão comandar e decidir a sua vida... e você chamará isso de sorte ou azar – como dizia Jung. Mas... quem tem um sentido para viver – dizia Vitor Frankl, é capaz de suportar quase qualquer coisa. O maior desafio da vida é descobrir quem você é. O segundo maior desafio é ser feliz com o que você descobriu.

Descobrir o Sentido da Vida... porque ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa, não é um projeto de vida. É só um trajeto! A vida é mais, infinitamente mais, do que comer, dormir, trabalhar e procriar... porque quem cuida de coisas pequenas, acaba se tornando anão – dizia Ulisses Guimarães.

Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver – dizia Luther King... e dizia tudo!

Pe. Domingos Cunha, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube