Juventude e Autoconhecimento

Compartilhamento

Jovens e Autoconhecimento

 

Um incêndio tomou conta de uma casa. Havia um jovem dormindo lá dentro. Dormia profundamente. Na tentativa de salvar aquele jovem que dormia, pegaram ele e tentaram retirá-lo pela janela, sem conseguir. Tentaram passá-lo pela porta e também não conseguiram. Inventaram até de retirá-lo pelo telhado... e não conseguiram. E o incêndio alastrava pela casa. Até que alguém lembrou, no meio do desespero: acordem o jovem... e ele sairá por seus próprios pés!

Parece ser esta a tarefa mais urgente que angustia os jovens de hoje... e esta se torna assim a urgência maior de quem se propõe fazer algum trabalho com juventude.  Ninguém ensina a ser gente, a ser feliz. Quando éramos crianças, perguntavam o que queríamos ser quando crescêssemos. Quando viramos adultos, não perguntam mais. E, se perguntassem, talvez muitos quisessem voltar a ser crianças. Ou aprendemos quebrando a cara... pela dor e pelo sofrimento, ou corremos o risco de passar pela vida sem saber quem somos e para que viemos. Costumamos dizer que a vida é uma escola... mas muitos só vão na hora da merenda! Ou então podemos perguntar: escola para que? Para a vida... ou para adequar as peças à engrenagem do sistema?!

Dizem que os dois dias mais importantes da sua vida, são o dia em que você nasceu...e o dia em que você descobriu para que nasceu! Isso é autoconhecimento. E essa tarefa não tem resposta no Google, nem pode ser terceirizada ou dada de mão beijada por alguém. Se você não fizer essa viagem dentro de você mesmo, em busca do sentido da sua vida, o preço será alto e às vezes irrecuperável. Seja você mesmo! Não tenha medo de ser diferente dos outros... tenha medo de ser igual e um dia descobrir que todos estavam errados. E Krishnamurti lembra que não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente.

Às vezes a felicidade bate à sua porta... e você está no quintal procurando o trevo de quatro folhas. A felicidade está dentro de você, esperando ser descoberta, cultivada e transbordada... mas você corre o risco de esperar coisas mágicas que a façam aparecer ou fica esperando que ela venha do dinheiro, da profissão ou do relacionamento.

Pe. Domingos Cunha, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube