Pão e Vinho

Compartilhamento

Pão e Vinho

O encontro e o caminho 
 
 
O meu ser está feliz de Te encontrar, Faminto e sedento me cansei de procurar; E Tu vieste ao meu encontro, pão e vinho E agora sei que sou viagem e caminho. Tu desconfinas os limites e as crises E contigo a estrada é sem fim, “Levanta-te e come, o caminho é longo” És o caminho e o meu ser é caminhar.  
 
O teu corpo faz-se corpo em nosso corpo E a aliança da alegria no teu sangue Faz em nós a liberdade transbordar,  A inteireza do teu ser nos faz inteiros E nos reparte na missão de Te encontrar, Liberdade do teu ser que se nos dá, Porque o amor é só feliz na comunhão, Porque o amor é mais amor no teu amar. 
 
Legalizados legalistas, assim somos, Para tentar justificar nossas amarras, Mas o teu corpo é liberdade que se expande E o teu sangue o vinho novo da alegria E Tu nos chamas a vencer o comodismo, Amor doado, criativo, sempre amado, Tu sacias os corações dos que procuram Dignidade e vida nova a cada dia. 
 
Normalizados, acanhados, aqui estamos, Nossos medos nos entopem na tristeza. Bendito pão, bendito vinho, Eucaristia, Bendita fonte que destrói nossas algemas. E na tua liberdade nos repartes, O teu amor é água viva a jorrar, Nossa vida abre as mãos para ser vida Ninguém segura o teu amor livre no amar. 
 
Não precisamos de palavras para a Ti chegar, Porque Tu vens pão e vinho, sem palavras, Na Palavra do Amor que se faz corpo. Tudo é desfeito e construído, ir e vir  Na simplicidade Te encontramos, Tu és vida, Vens para os pobres, os pecadores e os sujos,  Transformar a instituição do desamor: Caminhante há caminho, o caminho é servir. 
 
 
Os peregrinos que Te encontram se abraçam, Fraternidade e no teu povo eu quero ser, E se Te escondes de mim, eu quero ter A luz sempre mais clara do teu rosto. Teus olhos são a graça do meu ser, Teus braços me convidam a alcançar Um jeito sempre novo e a perder O medo de arriscar no teu amor. 
 
E, se Tu foges de mim, eu Te desejo E, se Te encontro, eu Te volto a perder, Porque meu ser não consegue Te prender E cada ponto de chegada é um começo De um amor sempre mais belo e exigente; E, então, me perco no encanto de Te amar, O Teu amor não tem limites, nos procura E o meu amor é mais feliz se Te encontrar. 
 
Se já chegamos, só estamos começando E, na certeza do teu ser, vamos, em Ti Abraço a vida, o pobre, o jovem, Tu me dás Uma energia sempre nova e solidária; E me entrego, é só amor e gratidão, Felicidade, porque em Ti somos um só! E, Tu estás, fazemos festa todo dia, Porque o amor é mais feliz ao Te encontrar, Porque o amor é mais amor ao Te amar. 


Pe. José Luís, CSh 

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube