Como a palavra SHALOM entrou na nossa vida

Compartilhamento

Como a palavra SHALOM entrou na nossa vida

 

No ano em que o Papa Paulo VI pediu que o primeiro de janeiro fosse dedicado à paz - como Dia Mundial de Oração pela Paz – vivia-se em Angola o clima da guerra colonial. Alguns jovens do Movimento, conscientizados, lutavam pela objeção de consciência.

Na Paróquia da Lage, no Lubango, a equipe de liturgia reunia-se com alguns adultos, para avaliar a celebração anterior e preparar a próxima, incluindo a homilia. Depois de olhar as leituras, cada um dizia o que precisava ser explicado, anunciado ou denunciado, dando assim o tema que a realidade exigia. Enquanto uns preparavam cartazes, outros faziam as monições, as preces comunitárias, os comentários às leituras, e me entregavam. Com esse material eu preparava a homilia.

Era o primeiro de janeiro. Todos estávamos conscientes da importância do que era dito na homilia. A PIDE gravava tudo e, como eu já tinha dois processos e vários interrogatórios, tudo tinha que ser exato e de modo que todos estivéssemos por dentro das possíveis conseqüências.

Falar de paz num país em guerra não era tarefa fácil, para quem não abençoava as armas. E, denunciar tudo isso, seria meter-se na fogueira. Pegamos o dicionário bíblico, para tentar uma saída para o impasse. E encontramos a palavra SHALOM com todo o seu conteúdo. E a equipe disse: “É explicar o que é a paz e mais nada!” Assim se fez: à entrada da igreja colocamos uma grande faixa: “Se queres a Paz luta pala Justiça” de Paulo VI; e no fundo da igreja, um cartaz com a palavra SHALOM. Foi tão significativo que a partir desse dia, os jovens começaram a saudar-se com a palavra SHALOM.

Quando se viajava para outras cidades, a fim de participar dos encontros, a palavra Shalom começou a ser estampada nos vidros dos carros.

No Movimento havia a preocupação de dar sentido à realidade que se vivia, procurando respostas ao nível da fé. Esse foi o meio ambiente favorável onde a palavra Shalom criou raízes. No Encontro Inicial já havia a monição sobre a Paz que, a partir de então foi enriquecida com o conteúdo desta palavra.

Pe. Luiz Carlos, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube