O Homem do assobio

Compartilhamento

O Homem do assobio

 

Todos os dias de manhã, pelas seis e vinte, passa na rua da nossa casa alguém a assobiar. Será homem, será mulher, será um rapaz... Pode ser um operário que a cada dia cumpre o seu rito de ida para o trabalho. Pode ser uma dona de casa que passa para comprar o pão de cada dia. Pode ser um adolescente, de mochila às costas, a carregar o desafio de um dia de estudo. Pode ser alguém idoso, a caminho da praça, para fazer caminhada. Seja quem for, vamos chamar-lhe «o homem do assobio». É alguém cheio de esperança e voltado para a vida, para o amor. O homem do assobio toma conta do espaço com o seu «glória, aleluia», alternado com «então minha alma canta a ti, Senhor, quão grande és Tu, quão grande és Tu», sinais de coração feliz e de peregrino na fé.
Nesse momento, do outro lado do muro, estamos a celebrar a Eucaristia, na nossa capela do lava-pés. Certamente, o homem do assobio não sabe que está a entrar na nossa comunhão. Que a nossa oração seja livre, como a liberdade do assobio, e cheia de gratidão, como a alma deste companheiro anónimo, que entra na nossa oração.
É um dom acordar com o coração voltado para a vida, feliz pelo novo dia, sentindo-se vivo e agradecido, voltado para Deus, fonte de vida. «Posso deitar-me, dormir e despertar, pois o Senhor é quem me sustenta» (Sl 3,6).
À nossa volta, e misturados na nossa Eucaristia, existem muitos sons. Os carros passam apressados e ruidosos; as pessoas conversam a caminho de algum lugar; os pássaros também já acordaram e não conseguem esconder a sua alegria; o vento desperta o coração; o sol mostra a presença de cada um. Nesse horário, o dia já nasceu e o povo já acordou. A vida levanta-se e manifesta-se. Sentimo-nos no meio da vida, na comunhão da vida, celebrando a presença de Jesus encarnado e ressuscitado, no coração da História. Tornamo-nos solidários com a vida e pegamos nos nossos materiais de construção da sociedade nova.

«A capela do lava-pés é redonda, símbolo das relações do poder-serviço, do amor-serviço: Deus está no centro, e as pessoas sentam-se de frente umas para as outras, na igualdade e na fraternidade.
O centro rebaixado é a bacia do lava-pés. Aproxima-te do poço e bebe. Sacia a tua sede. Lava os teus pés no serviço da libertação. Jesus assumiu a condição de servo e deu a vida por nós. 
O altar está no poço, pois da Eucaristia nasce a vida nova do Reino: a liberdade da gratuidade do amor, o dom de doar a própria vida. 
Nas rodas que sustentam a Palavra e a Eucaristia, está simbolizado o dinamismo transformador do Reino. 
O sacrário contém todos os rostos, pois em Cristo todos temos um rosto, de filhos e filhas de Deus, e, em Cristo, formamos o rosto libertador e amoroso de Deus. 
A simplicidade convida-nos a sentarmo-nos no chão do tijolo à vista e na esteira de palha. 
No bambu aberto, a natureza abraça-nos, na comunhão do amor de Deus. 
A tenda e o sol são símbolos da itinerância do discípulo, pelo chamamento a acampar no meio do povo, para evangelizar. 
A cruz é o sinal da encarnação e da ressurreição de Jesus, duas nascentes da nossa identidade.»

Há muitas maneiras de despertar: despertar sozinho ou ser despertado por alguém; despertar repousado ou cansado; despertar confiante ou cheio de medo; despertar generoso ou despertar «enrolado» em si mesmo. 
Depois do despertar vem o levantar: preguiçoso ou disposto; sonolento ou cheio de energia; querendo ficar na barriga da mãe ou assumindo a aventura de viver; querendo colo ou querendo ser sujeito de um novo amanhecer. 
Pela maneira como despertamos e nos levantamos e iniciamos o novo dia, podemos perceber se já nascemos ou não, se já somos nós mesmos ou se ainda somos o outro, se somos livres ou dependentes, se temos vontade desenvolvida ou atrofiada: se já somos nós mesmos ou não.
Despertar é nascer de novo. A cada dia temos a oportunidade de dar à luz a nós mesmos. A pessoa dependente tem dificuldade de acordar e de se levantar, conta cada segundo para ficar deitada, até ser arrastada para fora da cama, por pressões externas ou internas. A pessoa livre comanda os seus atos; acorda e assume a vida com vontade, liberdade e entrega, sinal de que já nasceu e está integrada na vida.
O homem do assobio tem um sopro feliz. Ele não respira, simplesmente: ele é inspirado. Deus sopra nas nossas narinas o sopro da vida, para que sejamos seres vivos, pela sua Vida (cf. Gn2,7). O homem do assobio sopra a vida do seu universo interior no universo exterior. Ele sente-se vivo, nasceu, é ele mesmo, tem respiração própria e lidera a vida por onde passa. Não é apenas mais um na Criação, ele enriquece a vida. Ele nasceu, tornou-se si mesmo, descobriu o seu sopro criador e assumiu o encanto da vida, na comunhão com o grande Outro, fonte da vida, e com o outro seu irmão. «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8).

«Despertem cítara e harpa, que eu vou acordar a aurora»
(Sl 57,9)

Continua a ler este texto, expressando a tua experiência sobre o acordar e o levantar.
Canta baixinho, para ti mesmo/a: «Ó luz do Senhor, que vens sobre a Terra, inunda o meu ser, permanece em nós.»
Reza, respirando, a palavra de oração «Fonte de Vida», ou outra que realize a comunhão com Deus.
Percebe os teus sentimentos: como é o teu acordar e o teu levantar? 
Sentes a vida como peso ou como libertação? 
Descobre a importância da vontade na conquista do dia a dia. 
Que mudanças precisas de operar em ti para que a tua vida seja aprazível? 
De onde vem o sentimento de encantamento?

Lê e medita a Palavra de Deus
«Desperta! Desperta! Reveste-te de força, Sião! Veste a roupa de festa, Jerusalém, cidade santa! Sacode a poeira, levanta-te, Jerusalém escrava! Tira a coleira do pescoço, escrava filha de Sião» (Is 52,1-2).

Caminhando com Jesus
O homem do assobio é um convite a assumir a ressurreição nossa vida.
«Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, saiu a correr e foi encontrar Simão Pedro
e o outro discípulo que Jesus amava. E disse-lhes: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram» (Jo 20,1-2).

«Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos, por medo das autoridades dos Judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja convosco.” Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então, os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” Tendo dito isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vós perdoardes, serão perdoados. Os pecados daqueles que vós não perdoardes, não serão perdoados.” Tomé, chamado Gémeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor.” Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, não acreditarei.”
Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz estejaconvosco.” Depois disse a Tomé: “Estende aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e toca o meu lado. Não sejas incrédulo, mas tem fé.” Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus disse: “Acreditaste porque viste? Felizes os que acreditam sem terem visto”» (Jo 20,19-29).

«Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica connosco, pois já é tarde e a noite está a chegar.” Então, Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou-o, depois partiu-o e deu-lhes. Nisso, os olhos dos discípulos abriram-se, e reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava o nosso coração a arder quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” No mesmo instante levantaram-se e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão.” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando Ele partiu o pão» (Lc 24,28-35).


– Que atitudes desejas assumir que expressem a ressurreição
na tua vida?
– Como é que a capela do lava-pés expressa a presença da
ressurreição de Jesus?
– Como é que o teu acordar e o teu levantar podem expressar
a ressurreição de Jesus?
– És daqueles que ficam à espera ou daqueles que vão ao encontro? 
O que significa «esperar» e «ir ao encontro», na dinâmica da tua vida?
– Se queres ser feliz, começa o teu dia voltado/a para a vida,
acolhendo a vida, celebrando a vida. Sê novo para cada dia novo.

Pe. José Luís, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube